A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | Abr 2020 | EDIÇÃO ESPECIAL - Caderno Temático “Geografias Negras”

v. 12 n. Ed. Especi (2020)

Prezadas/os Leitoras/es,

 

A revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, é marcada pela escolha de suas temáticas e o teor de suas publicações na divulgação e promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe, promovendo ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivando a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

A publicação do Caderno Temático Caderno Temático “Geografias Negras”, organizado pelas/os professoras/es Dra. Lorena Francisco de Souza, Dra. Geny Ferreira Guimarães e Dr. Diogo Marçal Cirqueira, traz como grande contribuição para o cenário dos estudos de geografias e territorialidades negras no mundo pré, pós-abolição e no contexto contemporâneo. Os textos vão contribuir com discussões sobre a natureza das relações que a população negra e as instituições no Brasil vão desenvolver com ocupação de diferentes territórios, passando por interessantes e importantes reflexões sobre os territórios quilombolas e suas práticas em relação à terra, à posse de terra e à ocupação desses espaços, além de trazer textos que vão tratar de diferentes aspectos de processos de descolonização do ensino e do currículo  de Geografia a partir dos conteúdos apontados pela lei 1.639.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras à navegar por esse volume e, a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas, não esmorecerem na reflexão e na prática de uma educação antirracista nesse país.

 

 

 

Modupé!

 

Comitê Editorial

Anna M. Canavarro Benite (UFG)

Cintia Camargo Vianna (UFU)

José Antonio Novaes da Silva (UFPB)

Mércia Otaviana Barbosa de Sá Figueiredo (UESB)

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS

Indexadores

 

 

 

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