A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestral pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | Mai 2018 | EDIÇÃO ESPECIAL - Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afro-brasileira – Lei 10.639/03 na escola

v. 10 n. Ed. Especi (2018)

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imenso entusiasmo a terceira edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático: História e Cultura Africana e Afro-brasileira – lei 10.639/03 na escola. A produção dos Cadernos Temáticos objetiva a aproximação da ciência produzida na academia com as práticas referênciadas nas matrizes culturais africanas e afro-brasileiras, historicamente negadas e invisibilizadas pela academia, ou seja estabelecer a efetiva relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. O principal resultado deste lançamento será o estreitamento dos laços com os saberes que circulam nossa constituição como sujeitos sociais, dando voz a estes saberes e dando espaço a cosmogonia que professamos como povo negro.

O Caderno Temático, composto por 38 artigos, oferece um excelente quadro teórico e avaliativo que nos permite enxergar tanto os entraves que tendem paralisar o debate sobre história dos afro-brasileiros, como avistar as variadas possibilidades de superação dos preconceitos vigentes no espaço escolar.

Esta edição inaugura nosso registro no DOI - “Identificador Digital de Objetos”, um sistema que permite a identificação, localização e descrição unívoca de entidades digitais. Esta medida de padronização e preservação das informações contidas nesse ambiente, concretiza assim, parte de nossos objetivos em torno da qualificação da Revista da ABPN.

Agradecemos aos/as colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS