A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestral pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | Jul - Out 2018 | Dossiê Temático "Diáspora Africana: ações presentes e perspectivas para o futuro"

v. 10 n. 26 (2018)

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima sexta edição contemplam as áreas de história, sociologia, educação e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada com artigos e ensaios de eminentes pesquisadores/as e intelectuais latino-americanos focados na discussão sobre a diáspora africana, suas consequências e efeitos na formação do continente, composta pelo Dossiê Temático “Diáspora Africana: ações presentes e perspectivas para o futuro" organizado pelos/as professores/as Dra. Anny Ocoro Loango (UNTREFF), Dr. Marcos de Jesus Oliveira (UNILA),
Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ).

Embora diversos/as intelectuais e pesquisadores/as latino-americanos/as e caribenhos/as tenham produzido uma significativa e importante literatura sobre as populações, povos e comunidades negras e afrodescendentes neste continente, é notória a ausência de um debate articulado, contínuo e permanente a esse respeito entre e desde as diferentes perspectivas produzidas pelos inúmeros países latino-americanos. Assim, a revista Diáspora Africana da Associação de Investigadores/as Afro-latino-americanos/as e do Caribe (AINALC) assume, desde este primeiro número, lançado em parceria com a revista da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), o desafio que é e que será o de fomentar uma maior aproximação da produção teórica destes diversos países sobre a temática negra e afrodescendente.

Agradecemos aos organizadores, pareceristas, autores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a vigésima sexta publicação da revista da ABPN, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!
Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

COLEÇÕES NEGROS E NEGRAS

CADERNOS TEMÁTICOS

Indexadores