CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003

Main Article Content

Ana Paula Dos Santos Reginaldo Ferreira Domingos

Resumo

O presente estudo trata-se de uma Proposta de Ensino para a lei 10.639 que instituiu em 2003 a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica. Este trabalho teve como recurso metodológico a realização de atividades que contemplassem a inclusão no currículo escolar a história do legado cultural africano, que permitiu a um grupo de crianças alcançarem novos conceitos acerca do ser negro, realizado na escola Educar SESC unidade Crato-Ce.  Diante do que foi exposto concluímos que é urgente um trabalho que reconheça a pluralidade da sociedade brasileira, pois a escola deve constituir nos seus espaços a discussão sobre as relações étnicas raciais no intuito de romper com pensamentos e atitudes racistas presentes no seu interior.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Ana Paula Dos; DOMINGOS, Reginaldo Ferreira. CONTANDO E RECONTANDO A ÁFRICA, JEITOS DE SENTIR AS RAÍZES AFRO-BRASILEIRAS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA A LEI 10.639/2003. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 7, n. 16, p. 294-317, jun. 2015. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/110>. Acesso em: 19 fev. 2020.
Seção
Artigos