APRESENTO-LHES UM DOS “FATOS IMPORTANTES” DO SÉCULO XIX: A PROMULGAÇÃO DAS LEIS ABOLICIONISTAS. MAS POUCO LHES DIGO SOBRE OS NEGROS E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL

Main Article Content

Cristina Carla Sacramento

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os discursos produzidos sobre os negros no livro didático Pequena História do Brasil: por perguntas e respostas – para uso da infância brasileira (1950), de autoria de Joaquim Maria de Lacerda (1838-1886). Tendo em vista o protagonismo dos livros didáticos na difusão de saberes considerados legítimos e desejáveis num determinado momento histórico, as análises aqui empreendidas procuram investigar o modo pelo qual o autor constrói a história desses sujeitos atrelada a uma narrativa que apresenta os fatos considerados “notáveis” na história do Brasil. Para tanto, as análises têm como aporte teórico as elaborações sobre a teoria do discurso de Michel Foucault (1926-1984) e suas contribuições no que diz respeito ao estatuto de verdade alcançado pelos discursos legitimados socialmente.

Article Details

Como Citar
SACRAMENTO, Cristina Carla. APRESENTO-LHES UM DOS “FATOS IMPORTANTES” DO SÉCULO XIX: A PROMULGAÇÃO DAS LEIS ABOLICIONISTAS. MAS POUCO LHES DIGO SOBRE OS NEGROS E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 20, p. 135-155, out. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/13>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Seção
Artigos