O MEDO DE QUE OS NEGROS ENTREM NA ESCOLA: A RECUSA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

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Maria Cecilia Cortez Christiano de Souza

Resumo

O objetivo desse artigo é retraçar, desde as origens, a exclusão da população negra da escola brasileira.  A autora argumenta que a recusa do Estado de oferecer escola para a população negra deve ser buscada no medo de rebeliões escravas no século XIX e, posteriormente, nas teorias racistas que deram caução científica à inutilidade da escola para essa população.  O artigo discute a hipótese de que a configuração específica que o preconceito racial assumiu no Brasil do século XX, acobertado pelo mito de democracia racial, mantém relações de sentido com o descaso do Estado brasileiro para com a educação pública. 

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Como Citar
SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. O MEDO DE QUE OS NEGROS ENTREM NA ESCOLA: A RECUSA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 12, p. 61-77, fev. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/177>. Acesso em: 24 fev. 2020.
Seção
Artigos