SONS, PERFORMANCES E CELEBRAÇÕES: FESTAS E MORTE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS/SC

Main Article Content

Karla Leandro Rascke

Resumo

No presente trabalho pretendemos apresentar a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito situada em Desterro/Florianópolis, a fim de entender sua estrutura de funcionamento, o comprometimento de Irmãos e Irmãs, as decisões tanto “na esfera do temporal quanto do espiritual”. Na tentativa de encontrar resquícios do passado que permitam conhecer aspectos culturais destes sujeitos históricos, o foco deste artigo volta-se aos sons, performances e celebrações produzidas neste espaço de vivências africanas, em especial no que tange às festividades e formas de celebração da morte, práticas em constante tensão com as novas intenções do catolicismo romanizador de finais do século XIX. 

Article Details

Como Citar
RASCKE, Karla Leandro. SONS, PERFORMANCES E CELEBRAÇÕES: FESTAS E MORTE NA IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E SÃO BENEDITO EM FLORIANÓPOLIS/SC. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 12, p. 150-176, fev. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/181>. Acesso em: 24 fev. 2020.
Seção
Artigos