O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD

Main Article Content

Aparecida de Jesus Ferreira Mábia Camargo

Resumo

O objetivo desse trabalho é observar como as identidades sociais de raça são representadas (MOITA LOPES, 2002; HALL, 2006) no livro didático de inglês e de que forma os livros didáticos podem contribuir para a ratificação e ou desconstrução do racismo. Para tanto, foi necessário através de pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo, perceber se as questões étnico-raciais são trabalhadas no livro didático e de que forma as identidades de raça estão sendo representadas. O livro analisado foi o primeiro livro da série LINKS, para o sexto ano do Ensino Fundamental. A coleção LINKs passou pela aprovação do PNLD no ano de 2011 e foi distribuída para as escolas da Rede Pública no Estado do Paraná. Na análise feita, o enfoque foi nas imagens, o livro traz figuras de personagens e personalidades negras sem abordar discussões sobre as questões étnico-raciais, dessa forma o livro didático não gera o debate sobre o racismo, caminho inverso à proposta dos documentos oficiais.

Article Details

Como Citar
FERREIRA, Aparecida de Jesus; CAMARGO, Mábia. O RACISMO CORDIAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA APROVADO PELO PNLD. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 6, n. 12, p. 177-202, fev. 2014. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/182>. Acesso em: 24 fev. 2020.
Seção
Artigos