A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE RETERRITORIALIZAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE

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Tarcia Regina da Silva

Resumo

O estudo evidencia que o território onde o sujeito está inserido não pode ser desconsiderado enquanto elemento cultural constituinte de sua identidade. Assim, as salas de alfabetização para adultos inseridas em territórios de maioria afrodescendente constroem culturalmente as identidades dos sujeitos marcadas por códigos específicos de identificação. É nos territórios de maioria afrodescendente, entre eles a rua, os espaços de medidas socioeducativas, e os canteiros de trabalhadores, territórios considerados como de maioria afrodescendente, que a vida dos homens e das mulheres negras são compartilhadas, conduzindo a padrões específicos de comportamentos, gerando em cada um desses espaços uma identidade.

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Como Citar
SILVA, Tarcia Regina da. A EDUCAÇÃO COMO ELEMENTO DE RETERRITORIALIZAÇÃO NOS TERRITÓRIOS DE MAIORIA AFRODESCENDENTE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 10, p. 58-78, jun. 2013. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/202>. Acesso em: 02 abr. 2020.
Seção
Artigos