A PLURALIDADE DO ESPAÇO RURAL DE GUARAPUAVA (PR): A CONTRIBUIÇÃO DO POVO NEGRO E O COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DO QUILOMBO “INVERNADA PAIOL DE TELHA”

Main Article Content

Fernando Veronezzi Felipe Alexandre da Silva

Resumo

A população brasileira é formada por uma grande diversidade étnico-cultural. Estudos étnicos são importantes para que se possa conhecer o contexto de miscigenação da sociedade brasileira e eliminar de vez, qualquer forma de preconceito. Guarapuava, assim como vários outros municípios, pode ser considerado um lugar de encontros plurais, ou seja, diversas trajetórias históricas que se encontram em andamento e que dão características diferentes a sociedade guarapuavana. As reflexões aqui organizadas são resultados de uma pesquisa desenvolvida com os remanescentes de escravos da Comunidade Quilombola “Invernada Paiol de Telha”, situada na área rural do município de Guarapuava, região Centro-Sul do Estado do Paraná. Por meio de trabalhos de campo realizados no Quilombo e de entrevistas com alguns quilombolas, houve a oportunidade de (re)conhecer a realidade das pessoas que vivem em um Quilombo, e desmistificar algumas ideias pré-concebidas sobre o referido tema.  

Article Details

Como Citar
VERONEZZI, Fernando; SILVA, Felipe Alexandre da. A PLURALIDADE DO ESPAÇO RURAL DE GUARAPUAVA (PR): A CONTRIBUIÇÃO DO POVO NEGRO E O COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DO QUILOMBO “INVERNADA PAIOL DE TELHA”. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 10, p. 227-242, jun. 2013. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/211>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Seção
Artigos