HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL HISTORY AND MEMORY OF A QUILOMBOLA TEACHER: BIOGRAPHICAL VITRUS, EDUCATIONAL PRACTICES AND ETHNIC-RACIAL IDENTIFICATION

Main Article Content

Antônio Roberto Xavier Charliton José dos Santos Machado

Resumo

As razões motivadoras deste estudo partem de um problema crônico do passado e sempre atual entranhado na sociedade brasileira: o não reconhecimento devido à cultura afro-brasileira e de seus/uas protagonistas. Nesse sentido, o escopo principal desta escrita é demonstrar a contribuição de uma professora leiga para a cultura e a educação em uma comunidade quilombola. Para tanto, a construção deste artigo empregou como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e o método indutivo, através técnicas de observação direta, entrevistas e análises de narrativas colhidas por meio da história oral. Este artigo traz à tona a contribuição cultural e educacional de uma professora leiga, negra, quilombola, de família humilde do interior cearense. O legado material e imaterial da professora Maria José Alves da Silva está presente de forma inconteste na memória coletiva da comunidade em que nasceu, viveu e morreu. Por fim, as narrativas de parentes, contemporâneos e ex-discentes da professora em alusão atestam suas práticas educativas e identificação étinico-cultural de forma inconteste e consolidada na comunidade de Alto Alegre, no município de Horizonte, estado do Ceará, Brasil.

Article Details

Como Citar
XAVIER, Antônio Roberto; MACHADO, Charliton José dos Santos. HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 332-348, jun. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/221>. Acesso em: 22 fev. 2020.
Seção
Artigos