TEMAS SOBRE O/A NEGRO/A: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CURRICULUM LATTES

Main Article Content

Mirian Albuquerque Aquino Sérgio Rodrigues de Santana Leyde Klébia Rodrigues de Santana Jobson Francisco da Silva Júnior

Resumo

As pesquisas sobre a temática étnico-racial caminham, timidamente, em quase todas as áreas do conhecimento, apresentando uma insuficiência que interdita o desenvolvimento de uma produção de conhecimento mais fértil nas bibliotecas das universidades públicas.  O objetivo deste artigo é identificar e analisar os temas mais trabalhados em sua produção de conhecimento.  Para tanto, adotamos a abordagem qualitativa e a técnica de análise crítico-interpretativa em que o pesquisador está inserido no contexto. O campo empírico da pesquisa foi o Curriculum Lattes - CNPq de pesquisadores/as de seis pós-graduações da UFPB. Os dados foram coletados por meio de planilhas e quadros com vistas à compreensão do pensamento acadêmico que permanece cristalizado para atender aos gestos de dominação da elite branca e desfigurar os/as negro/as em sua história e cultura. Concluímos afirmando que as relações raciais ainda permanecem baseadas nas discriminações, preconceitos e racismos, fazendo com que a memória da ciência dessa instituição torne o povo negro (in)visível na produção de conhecimento. Sendo assim, o atual contexto de exclusão, onde estamos inseridos, não se distancia de um passado escravista, onde a memória individual/coletiva do/a negro/as foi apagada nos processos de criação de uma sociedade baseada no modelo eurocêntrico.

Article Details

Como Citar
AQUINO, Mirian Albuquerque et al. TEMAS SOBRE O/A NEGRO/A: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO CURRICULUM LATTES. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 5, n. 9, p. 172-187, fev. 2013. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/243>. Acesso em: 02 abr. 2020.
Seção
Artigos