MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: impactos e desdobramentos na agenda do ano internacional dos povos afrodescendentes e de juventude

Main Article Content

Juliano Gonçalves Pereira

Resumo

O artigo busca fazer uma leitura da Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra no ano de 2011, ação de iniciativa da sociedade civil, que pretendia garantir o acesso da população negra à saúde como direito, conforme assegurado no Artigo 198, Inciso III, da Constituição Federal. Tendo por moldura histórica o ano de 2011, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano dos Povos Afrodescendentes e da Juventude. Com destaque para a forma como o acesso à saúde se estabelece no Brasil, no contexto das legislações nacionais e internacionais, a análise apresentada neste texto ancora-se na intersecção da questão racial com a geracional e social, com ênfase na mulher jovem negra, segmento para o qual o acesso a este direito encontra mais entraves.

Article Details

Como Citar
PEREIRA, Juliano Gonçalves. MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: impactos e desdobramentos na agenda do ano internacional dos povos afrodescendentes e de juventude. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 4, n. 8, p. 80-96, out. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/253>. Acesso em: 09 abr. 2020.
Seção
Artigos