EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a qualidade de ensino e o perfil étnico-racial de egressos de uma IES na região metropolitana de Salvador/BA

Main Article Content

Helio Santos Leila Lima Rilza da Costa Tourinho Gomes

Resumo

O presente artigo possui como tema a Educação a Distância do pedagogo e os nexos existentes dessa área com alguns aspectos étnico-raciais. O objetivo principal deste estudo é analisar e identificar as competências e habilidades básicas desenvolvidas para a formação profissional e humana do pedagogo e os impactos dessas qualidades na inserção no mercado de trabalho de egressos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada na Região Metropolitana de Salvador (BA) em 2009. O estudo identificou algumas competências e habilidades específicas desenvolvidas pelo curso analisado, ao mesmo tempo em que verificou a ausência de outras na formação dos egressos, os quais, em sua maioria – cerca de 84% –, são afrodescendentes. O estudo demonstrou também que a maioria foi absorvida pelo mercado de trabalho. Apesar desse impacto favorável, constata-se o baixo prestígio profissional do educador do ensino fundamental na região onde a pesquisa foi desenvolvida. Observou-se ainda, por parte dos egressos, algum desconforto em seu contexto profissional, em virtude da incompatibilidade entre as mudanças sociais e tecnológicas vivenciadas pela sociedade e o tipo de formação que receberam na IES.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Helio; LIMA, Leila; GOMES, Rilza da Costa Tourinho. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: a qualidade de ensino e o perfil étnico-racial de egressos de uma IES na região metropolitana de Salvador/BA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 4, n. 8, p. 126-136, out. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/256>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Seção
Artigos