IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA

Main Article Content

Margareth Maria de Melo

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas reflexões de minha tese de doutorado sobre como a temática afro-brasileira é tratada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, em Campina Grande/PB. A metodologia do estudo foi a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008) e através da observação - conversas sobre histórias de vida e narrativas de oito praticantes (CERTEAU, 2007), quatro estudantes negras e quatro professoras negras -, buscamos compreender as redes tecidas na formação docente. Os resultados apontam para a necessidade do aprofundamento da temática no âmbito do curso e a ressonância de mais envolvidos, pois a sensibilização de docentes comprometidos neste aspecto permitirá um trabalho contínuo e sistemático, garantindo uma melhor formação.

Article Details

Como Citar
MELO, Margareth Maria de. IDENTIDADES NEGRAS ENTRELAÇADAS NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 4, n. 8, p. 156-169, out. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/258>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Seção
Artigos