É POSSÍVEL CONSTRUIR UM OUTRO CONTINENTE AFRICANO NA ESCOLA? EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES1

Main Article Content

Francisco André Silva Martins

Resumo

Neste artigo, realiza-se uma retomada de experiências vividas em um curso de Aperfeiçoamento em História da África e das Culturas Afro-brasileiras para professores da rede pública (municipal e estadual), bem como um diálogo com a prática de tais experiências e suas influências no exercício docente vivido no chão da sala. Explicita-se, também, a lacuna ainda existente em torno da apropriação, por parte dos professores, de conceitos como raça, racismo e preconceito racial, bem como a necessidade de superar percalços na busca por profissionais concatenados com a realidade social e com a luta por de uma educação que contemple a diversidade étnico-racial na perspectiva do direito.

Article Details

Como Citar
MARTINS, Francisco André Silva. É POSSÍVEL CONSTRUIR UM OUTRO CONTINENTE AFRICANO NA ESCOLA? EXPERIÊNCIAS DE UM CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES1. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 4, n. 8, p. 170-191, out. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/259>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Seção
Artigos