BRASIL E ÁFRICA: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar

Main Article Content

Maria de Lourdes Bernarti Giovana Pezarico Edival Sebastião Texeira

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar experiências educativas entre professores brasileiros da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco, vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) e alunos africanos, participantes do Programa de Incentivo à Formação Científica de Alunos de Moçambique, Angola e Cabo Verde (PFMCA/PROFOR), entre os anos de 2010 a 2012. Os estudos desenvolvidos têm abordado a Pedagogia da Alternância como método pedagógico utilizado nas Casas Familiares Rurais (CFRS) e do Mar (CFM), na região Sul do Brasil. A pesquisa de campo realizada por estes alunos, envolvendo professores, monitores, alunos e pais de alunos das CFRS e CFM, do sul do Brasil, têm revelado que a Pedagogia da Alternância contribui para o desenvolvimento acadêmico de jovens, bem como para a melhoria das famílias e das condições de vida nas propriedades rurais e nas atividades pesqueiras.

Article Details

Como Citar
BERNARTI, Maria de Lourdes; PEZARICO, Giovana; TEXEIRA, Edival Sebastião. BRASIL E ÁFRICA: diálogos a partir de experiências educativas sobre pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 4, n. 8, p. 211-227, mar. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/261>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Seção
Artigos