PANORAMA DOS PROGRAMAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA INSERÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR BRASILEIRO (2002-2007): ESTUDOS E GRUPOS DE PESQUISA

Main Article Content

Alessandro de Oliveira dos Santos

Resumo

Neste artigo são apresentados estudos e grupos de pesquisa sobre os Programas de Ação Afirmativa (PAA’s) no ensino público superior brasileiro. Os estudos mostram que no período inicial de sua implantação, 2002 até 2007, os PAA’s contribuíram: para o aumento do número de candidatos inscritos nos vestibulares pertencentes aos grupos alvo dos programas; para o aumento do número de matriculados desses grupos nos cursos de graduação; para a melhora no desempenho acadêmico e o fortalecimento da identidade étnico-racial dos alunos dos programas; e para a ampliação do interesse do corpo docente e discente das universidades pelo tema das relações étnico-raciais. A avaliação de políticas e programas de promoção da igualdade racial e a investigação da legislação brasileira que trata da discriminação e dos direitos de minorias foram, por sua vez, o foco de investigação dos grupos de pesquisa naquele período. Conclui-se que os PAA’s e os grupos de pesquisa estabelecem uma relação de cooperação e complementaridade. Os programas estimulam a formação de grupos de pesquisa que, por sua vez, geram conhecimentos sobre os próprios programas e sobre as relações étnico-raciais e políticas de promoção da igualdade.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Alessandro de Oliveira dos. PANORAMA DOS PROGRAMAS DE AÇÃO AFIRMATIVA PARA INSERÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR BRASILEIRO (2002-2007): ESTUDOS E GRUPOS DE PESQUISA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 2, n. 5, p. 99-114, out. 2011. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/340>. Acesso em: 29 mar. 2020.
Seção
Dossiê Temático