RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO (1987-2006): DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NAS PRÁTICAS ESCOLARES

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Kátia Evangelista Regis

Resumo

Este artigo aborda resultados de doutorado que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico-raciais e currículos escolares, realizadas em programas de pós-graduação em Educação. Identificamos 187 estudos sobre relações étnico-raciais e Educação. Dentre eles, selecionamos os 51 trabalhos que versaram sobre relações étnico-raciais nos currículos. Recuperamos 29 estudos, nos quais utilizamos os referenciais da análise de conteúdo, por meio da análise categorial (BARDIN, 2008). Como resultado, agrupamos as pesquisas em 4 categorias: a) o negro nos livros didáticos; b) relações étnico-raciais no currículo em ação; c) estereótipos, preconceito racial e discriminação racial no cotidiano escolar e d) o ensino da história e cultura dos africanos e dos negros brasileiros nos currículos escolares. Este texto refletirá sobre a última categoria, discutindo os desafios para a inclusão da cultura negra nas práticas curriculares.

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Como Citar
REGIS, Kátia Evangelista. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E CURRÍCULOS ESCOLARES NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO (1987-2006): DESAFIOS DA INCLUSÃO DA CULTURA NEGRA NAS PRÁTICAS ESCOLARES. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 2, n. 5, p. 139-154, out. 2011. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/342>. Acesso em: 12 jul. 2020.
Seção
Dossiê Temático