A CULTURA DO SAMBA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003

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Altair Caetano

Resumo

Este artigo fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa exploratória que investiga se e como a cultura do
samba pode ser aproveitada na prática educativa da Geografia, contribuindo para implementação da Lei
10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas por ela. A cultura do samba tem suas raízes
nas culturas negras africanas e na cultura afro-brasileira, construída e reconstruída em nosso país. Seu
aproveitamento na prática educativa da geografia pode contribuir com as propostas instituídas pela referida
lei? Como os sujeitos pesquisados avaliam esta proposta? A análise inicial dos dados coletados desvela quão é
necessário o desenvolvimento de uma educação antirracista em todos os níveis de ensino. Esta pesquisa foi
desenvolvida baseada em Cuche (2002), Guimarães (2002), Lopes (2001; 2005), Hall (2006), Oliveira (2007),
Sandroni (2008), Cunha Jr. (2008), Munanga (2009; 2010), entre outros estudiosos.

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Como Citar
CAETANO, Altair. A CULTURA DO SAMBA NA PRÁTICA EDUCATIVA DA GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 3, n. 6, p. 113-130, fev. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/355>. Acesso em: 29 mar. 2020.
Seção
Dossiê Temático