IDEOLOGIA E RACISMO: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURAS DE OBRAS INFANTO-JUVENIS

Main Article Content

Débora Cristina de Araujo

Resumo

O presente trabalho propõe uma interpretação da ideologia racista envolta nos discursos proferidos por professoras e crianças a respeito de obras literárias infanto-juvenis, utilizando a Hermenêutica de Profundidade como metodologia. No que se refere à análise formal (2ª fase), foi realizado estudo de campo em três turmas de quartas séries de uma escola municipal, que consistiu em presenciar, gravar e transcrever oito aulas de leitura. Nos episódios analisados neste artigo foram observadas várias estratégias ideológicas na interpretação das mensagens dos livros como, por exemplo, a estigmatização, responsável por reforçar pré-concepções e estereótipos a respeito da história e cultura afro-brasileira e africana.

Article Details

Como Citar
ARAUJO, Débora Cristina de. IDEOLOGIA E RACISMO: ANÁLISE DE DISCURSO SOBRE A RECEPÇÃO DE LEITURAS DE OBRAS INFANTO-JUVENIS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 3, n. 7, p. 85-100, jun. 2012. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/365>. Acesso em: 02 abr. 2020.
Seção
Artigos