A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

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Claudio Fernando Andre Jorge Costa Silva Filho Ricardo Costa Santos

Resumo

Para contribuir com a melhoria da educação brasileira, um dos caminhos é ampliar as possibilidades didáticas que possam fortalecer processos colaborativos de ensino e aprendizagem, por meio, por exemplo, da formação de professores-autores e alunos-autores que possam atuar com propostas de afro-etnomatemática, apoiadas por recursos das tecnologias da informação e comunicação. Repensar as maneiras de se ensinar no Ensino Básico não é somente para aplicação das Lei 10639/03 e  Lei 11.645/08, mas repensar quais são os valores que a sociedade Brasileira deseja, qual o tipo de cidadão que estaremos formando: quais os valores que estamos repassando e o que estaremos contribuindo para o discutir o racismo em nossa sociedade.  São grandes os desafios de inserir no curriculum escolar a história, cultura e conhecimentos de base africana, mas não podemos deixar que a dificuldade seja um impeditivo para tais ações, nesta concepção este trabalho vem colaborar com essas discussões.

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Como Citar
ANDRE, Claudio Fernando; FILHO, Jorge Costa Silva; SANTOS, Ricardo Costa. A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 09-28, jun. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/393>. Acesso em: 25 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático