UNI, DUNI, TÊ, UM CURRÍCULO COLORÊ, ESCOLHIDO POR VOCÊ: UM ENSAIO SOBRE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSPIRADAS NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA

Main Article Content

Olenêva Sanches Sousa

Resumo

Esse ensaio é um exercício de reflexão acerca do tema desse dossiê – Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos Currículos de Química, Física, Matemática e Biologia – buscando destacar algumas experiências pedagógicas da Educação Básica e alguns aspectos que se envolveram no pôr em pauta a relação entre epistemologia do conhecimento e questões sociorraciais, impulsionadas pelo saber-fazer a Transdisciplinaridade, sob orientação teórica do Programa Etnomatemática, de D'Ambrosio. Longe de evidenciar certezas e conclusões, propomos, apenas, buscar concepções motivadoras e otimistas e parceiros, que arrisquem e ousem inovações, sem perder de vista o sociocultural e a perspectiva de Educação Integral.

Article Details

Como Citar
SOUSA, Olenêva Sanches. UNI, DUNI, TÊ, UM CURRÍCULO COLORÊ, ESCOLHIDO POR VOCÊ: UM ENSAIO SOBRE EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, INSPIRADAS NO PROGRAMA ETNOMATEMÁTICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, n. 22, p. 303-311, jun. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/409>. Acesso em: 22 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático