PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS

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Claudia Miranda Fanny Milena Quiñones Riascos Jhon Henry Arboleda

Resumo

Neste artigo trabalhamos com a idéia de redes de intelectuais e legados quilombolas. Ganhou centralidade um fragmento da obra Discurso sobre o colonialismo de Aimé Césaire (2006) e essa referência emerge pela sua análise sobre uma civilização ferida. O pensador da Negritude localiza as identidades dos colonizadores e colonizados como aprisionadas. Vimos alguns pontos de contato com a teorização de Abdias Nascimento (1968) sobre quilombismo além da referência feita por Beatriz Nascimento em seu documentário "Ori" (1989). Realizamos uma aproximação com a questão relacionada com o ideário de outras educações e aprendizagens decoloniais. A nosso ver, tudo isso serve para alimentar a defesa e proposição de uma perspectiva emancipatória e libertadora onde as ancestralidades africanas saem em primeiro plano indo além de Palenques e Quilombos.

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Como Citar
MIRANDA, Claudia; RIASCOS, Fanny Milena Quiñones; ARBOLEDA, Jhon Henry. PEDAGOGIAS QUILOMBOLAS E APRENDIZAGENS DECOLONIAIS NA DINAMICA ORGANIZACIONAL DAS POPULAÇÕESS NEGRAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 18, p. 25-43, fev. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/41>. Acesso em: 25 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático