RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA

Main Article Content

Alene Chagas da Silva Ana Cristina Rocha Silva Elivaldo Serrão Custódio Eugénia da Luz Silva Foster

Resumo

O texto analisa os desafios e tensões que configuram a resistência comum na aplicação da Lei 10.639/03, na vila de Mazagão Velho, no Amapá. Apesar de possuir um vasto repertório de tradições culturais repassadas de geração em geração, os elementos desse conjunto estão ausentes dos conteúdos didáticos pedagógicos da única escola da rede pública estadual da comunidade. Diante dessa ausência, surgiu a necessidade de instrumentalização da comunidade escolar para a construção de um currículo capaz de dialogar com o contexto cultural da vila. Logo, o estudo aqui apresentado versa sobre a experiência de execução de uma pesquisa colaborativa ocorrida no ano de 2014, na vila de Mazagão Velho. Além de promover oficinas de formação e reflexão dos/as educadores/as, a pesquisa somou para o pontapé inicial de uma proposta curricular condizente com o contexto cultural da comunidade.

Article Details

Como Citar
SILVA, Alene Chagas da et al. RELIGIÃO E PATRIMÔNIO: A APROPRIAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DE MAZAGÃO VELHO-AP PELA ESCOLA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, p. 127-151, dez. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/428>. Acesso em: 09 abr. 2020.
Seção
Caderno Temático