CINEMA, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM CINEDEBATE EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE PERNAMBUCO Experience with cinedebate in a quilombola school in Pernambuco

Main Article Content

Andresa Lira Silva

Resumo

Esse estudo tem por objetivo compartilhar a sistematização de uma experiência de educação popular, com uso da linguagem do audiovisual, tendo como foco a promoção à saúde, realizada na escola municipal da comunidade quilombola de Castainho, Garanhuns-PE, durante o decorrer da primeira turma da residência multiprofissional em saúde da família com ênfase na população do campo. O projeto foi construído com base nos conceitos trazidos pela educação popular, dando a equipe de residentes, coordenação pedagógica da escola e grupo de alunos do 8º e 9º a possibilidade de experimentar a dialogação horizontal e participação de todos, tanto no planejamento, quanto nos encontros para o cinedebate. A educação popular em saúde é uma metodologia que dá significado as ações, impulsiona a reflexão sobre o dia-a-dia e faz repensar a prática profissional, não se trata apenas de uma nova metodologia na área, pois o que se defende é um novo olhar para as práticas de saúde e as relações construídas entre os profissionais de saúde e as pessoas que ali vivem, e que estas relações proporcionem a abertura de novos canais de comunicação e de construção compartilhada do conhecimento.


 

Article Details

Como Citar
SILVA, Andresa Lira. CINEMA, EDUCAÇÃO E PROMOÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA COM CINEDEBATE EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA DE PERNAMBUCO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, p. 35-49, dez. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/435>. Acesso em: 21 fev. 2020.
Seção
Caderno Temático