EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO (BRASIL)

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Candida Soares da Costa Maria Helena Tavares Dias Zizele Ferreira dos Santos

Resumo

O presente texto constitui-se uma narrativa de experiência sobre formação de professores quilombolas no estado de Mato Grosso. Sua elaboração se inspira no método biográfico, tendo por referência Sanz Hernández (2005).  Tomamos como fonte para efeito de sua elaboração as experiências vividas e registros realizados no decorrer da realização do curso Formação de Professores de Comunidades Remanescentes de Quilombo. A apresentação dessa experiência tem por objetivo contribuir para a ampliação das possibilidades de diálogo entre sujeitos e instituições que estão atuando na formação de professores. Entendemos que o fortalecimento desse diálogo possibilita que se evidenciem as saídas que as formações de professores quilombolas têm encontrado a partir de teorias do campo da educação, no sentido de construir caminhos próprios cada vez que as condições materiais à realização de um curso estejam consolidadas.

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Como Citar
COSTA, Candida Soares da; DIAS, Maria Helena Tavares; SANTOS, Zizele Ferreira dos. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO (BRASIL). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 18, p. 90-106, fev. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/44>. Acesso em: 25 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático