EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS

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Georgina Helena Lima Nunes

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a historicidade das lutas por direito à educação específica para quilombos que é vinculada à reivindicação histórica por regularização fundiária do território. Reúne também, algumas experiências que articulam pesquisa, ensino e extensão e que foram realizadas, principalmente, na região sul do Brasil. Tais vivências  remetem a discussões acerca de  concepção de escola, currículo, formação docente e produção de material didático específico  para quilombos  situadas  na imprescindível análise das densas relações étnico-raciais brasileiras e das concepções  de  territorialidades quilombola.

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Como Citar
NUNES, Georgina Helena Lima. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO E ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 8, n. 18, p. 107-131, fev. 2016. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/45>. Acesso em: 25 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático