CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE

Main Article Content

Maria Henrique Cândido Mércia Rejane Rangel Batista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender a dinâmica da Dança Mapiko, partindo de uma pesquisa que apresenta um conjunto de reflexões sobre a construção social do território e das identidades do grupo denominado de Makonde de Moçambique, a partir da análise dos produtos esculpidos em madeira denominados por seus criadores de Arte Makonde. A pesquisa realizada contou com os seguintes procedimentos: coleta de dados empíricos em Mueda, observação não participante, além de contar com a construção de diários de campo, entrevistas semi-estruturadas com uma amostra não aleatória de informantes. Realizamos a análise dos dados qualitativos, incluindo as narrativas sobre a produção das máscaras e a dança nas cerimônias tradicionais. A dança Mapiko é percebida enquanto uma ilustração do grupo Makonde, localizado no planalto de Mueda em Moçambique, na qual o dançarino mascarado é o elemento principal.

Article Details

Como Citar
CÂNDIDO, Maria Henrique; BATISTA, Mércia Rejane Rangel. CONSTRUÇÃO SOCIAL DO TERRITÓRIO E DAS IDENTIDADES MAKONDE: ANÁLISE DAS DINÂMICAS MEDIADORAS DA PRODUÇÃO CULTURAL/ARTÍSTICA DOS MAKONDE DE MOÇAMBIQUE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 9, p. 174-198, dez. 2017. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/522>. Acesso em: 20 fev. 2020.
Seção
Caderno Temático