DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES

  • Patrícia Maria de Souza Santana
  • Patrícia Mendonça Alves Pereira de Souza
  • João Manoel Ferreira Gomes

Resumo

O presente artigo relata uma experiência da Escola Municipal Florestan Fernandes, situada na região norte de Belo Horizonte, e referência na implementação da LDB 9394/96, alterada pela lei 10639/03, ao longo de quase uma década. Será analisada a importância da institucionalização da temática racial na escola, destacando-se a gestão escolar e o trabalho coletivo como componentes fundamentais para a efetivação de uma educação para as relações raciais e antirracismo. Pretende-se enfatizar o projeto “O Direito à Liberdade Religiosa na Escola: Construindo Valores Éticos para uma Convivência Pacífica”, realizado em 2016, como experiência exitosa no enfrentamento à intolerância religiosa que acomete principalmente as matrizes religiosas africanas e afro-brasileiras.

Publicado
Jan 30, 2018
Como Citar
SANTANA, Patrícia Maria de Souza; SOUZA, Patrícia Mendonça Alves Pereira de; GOMES, João Manoel Ferreira. DESAFIOS NA EFETIVAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA MUNICIPAL FLORESTAN FERNANDES. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, p. 184-205, jan. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/536>. Acesso em: 23 fev. 2018.