É A DE ATABAQUE, B DE BERIMBAU, C DE CAPOEIRA: CAPOEIRA E LETRAMENTOS DE RESISTÊNCIA NO BAIRRO CIDADE COM DEUS EM CAMOCIM-CE

Main Article Content

Gilson Soares Cordeiro Paulo da Ponte Portela

Resumo

O presente artigo objetiva debater as ações de letramento no projeto de extensão Capoeira e Letramentos de Resistência (CALERE) desenvolvido ao longo dos anos de 2016 e 2017 no bairro Cidade com Deus Camocim-CE. Apoiado pelo Setor de Assistência Estudantil do IFCE campus Camocim e pelo grupo de Capoeira Regional Mestre Avila, as ações do projeto, através do método da cartografia intervencionista, visam ao fortalecimento do entrelaçamento entre a formação de crianças e jovens desta comunidade como capoeiras, seus debates identitários e consciência crítico-reflexiva a partir das práticas de letramento. Além disso, oportunizou-se que os estudantes bolsistas do projeto em formação de docência pudessem ter contato com práticas de ensino-aprendizagem para além do cânone estruturalista,contribuindo para sua formação crítica.

Article Details

Como Citar
CORDEIRO, Gilson Soares; PORTELA, Paulo da Ponte. É A DE ATABAQUE, B DE BERIMBAU, C DE CAPOEIRA: CAPOEIRA E LETRAMENTOS DE RESISTÊNCIA NO BAIRRO CIDADE COM DEUS EM CAMOCIM-CE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, p. 721-747, jan. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/562>. Acesso em: 15 ago. 2018.
Seção
Caderno Temático