PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS

Main Article Content

Silvia Regina Costa

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo ensino aprendizagem acerca das práticas pedagógicas sobre educação das relações étnico-raciais. Algumas teorias sobre os processos de aprendizagem possuem como pressupostos os processos internos cognitivos dos sujeitos, assim como as interações com o meio de convivência. Apresentamos, a partir das observações de uma prática pedagógica desenvolvida com adolescentes em sua maioria negra, como os processos interno-cognitivos e as interações nos contextos de vivências dos sujeitos desenvolveram sentidos e significados ao conteúdo apresentado. A prática pedagógica denominada Júri simulado sobre as cotas sócio/raciais nas universidades públicas teve como objetivo desenvolver a aprendizagem sobre os gêneros textuais argumentativos, assim como introduzir conceitos sobre as relações raciais.

Article Details

Como Citar
COSTA, Silvia Regina. PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POR UMA EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: OS SUJEITOS E SEUS CONTEXTOS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. 28, p. 267-282, jun. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/625>. Acesso em: 19 set. 2019.
Seção
Artigos