O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

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Nilma Lino Gomes

Resumo

O artigo discute os limites e os avanços do Movimento Negro brasileiro em prol de uma educação antirracista. Analisa as mudanças e o aprimoramento da capacidade de articulação desse movimento social com base no processo de redemocratização do Brasil, principalmente nos momentos de aprovação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Aponta a reconfiguração do Movimento Negro diante das disputas políticas travadas no Brasil democrático para que a questão racial fosse reconhecida como legítima e incorporada àpolítica educacional. Ressalta duas características importantes do Movimento Negro que indagam e desafiam as políticas educacionais, a saber: o seu caráter educativo e a resistência democrática.

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Como Citar
GOMES, Nilma Lino. O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO INDAGA E DESAFIA AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 141-162, maio 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/687>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
Caderno Temático