POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E MUDANÇA INSTITUCIONAL

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Tatiana Dias Silva

Resumo

O objetivo deste texto é analisar alguns impasses sobre a situação educacional da população negra, notadamente sobre acesso à educação formal e alfabetização. Além da trajetória dos indicadores, procurou-se refletir sobre impasses no nível institucional, que têm dificultado a implementação mais radical dos inúmeros avanços conquistados no domínio estrutural. Para tanto, a reflexão serve-se da análise de Collins (2000) sobre domínios de poder, concentrando nos limites impostos e oportunidades de enfrentamento a partir do domínio disciplinar, em uma matriz que estrutura as relações de opressão baseadas em raça. Assim, acredita-se contribuir com uma agenda de pesquisa e de ação, que pode em muito beneficiar as disputas em torno de uma sociedade e uma administração pública com menos desigualdades raciais.

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Como Citar
SILVA, Tatiana Dias. POPULAÇÃO NEGRA, EDUCAÇÃO E MUDANÇA INSTITUCIONAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 163-175, maio 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/688>. Acesso em: 17 nov. 2019.
Seção
Caderno Temático