ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO

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Luiz Alberto Oliveira Gonçalves Edmilson Antonio Pereira Junior Francisco Ângelo Coutinho Juliano Gonçalves Pereira

Resumo

Este artigo analisa o acesso à pós-graduação de indivíduos de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros e os compara ao de brancos. Os dados abrangentes sobre a realidade encontrada no país, em relação à presença ou não de negros e de negras na pós-graduação, foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). É apresentada a fundamentação teórica direcionada à inserção de negras e de negros no nível mais alto de escolaridade: a pós-graduação. Foram investigados o nível de escolarização da população brasileira, em 2004 e 2013, e o acesso de negros e de brancos à pós-graduação no país. Em ambas as análises, foi feita a comparação entre o grupo de negros e o de brancos.

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Como Citar
GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira et al. ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 176-206, maio 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/689>. Acesso em: 19 maio 2019.
Seção
Caderno Temático