IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Main Article Content

Carolina Rodrigues de Souza Ana Cristina Juvenal da Cruz Alice Helena Campos Pierson Douglas Verrangia

Resumo

Este artigo descreve o projeto “Identidades, Pertencimentos e as Ciências Exatas e Tecnológicas”, financiado pelo concurso “Negras e Negros na Ciência”, da Fundação Carlos Chagas. Por meio de uma pesquisa-intervenção, foram reveladas trajetórias escolares e perspectiva profissional de estudantes negras e negros da Universidade Federal de São Carlos (matriculados em cursos do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas), assim como a construção de seu pertencimento étnico-racial e elementos que eles identificam como facilitadores para seu ingresso nos cursos. Ao mesmo tempo, descrevem-se barreiras enfrentadas até a chegada ao ensino superior (que persistem na vivência universitária) e estratégias/condições que podem contribuir para superar a realidade de desigualdades raciais que marca a formação profissional em nosso país.


 

Article Details

Como Citar
SOUZA, Carolina Rodrigues de et al. IDENTIDADES, PERTENCIMENTOS E AS CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 252-282, maio 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/692>. Acesso em: 19 maio 2019.
Seção
Caderno Temático