INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA BAIXADA FLUMINENSE: RESISTINDO NOS ABRIGOS DE DUQUE DE CAXIAS

Main Article Content

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva

Resumo

Este estudo almeja analisar os conceitos proteção, acolhimento, a intolerância religiosa contida nesses espaços e as medidas adotadas cotidianamente pelas crianças para enfrentar a exclusão e dos agentes públicos que ainda reproduzem uma prática intolerante e que viola direitos. A partir da revisão bibliográfica e observação participante retomamos a trajetória dessas crianças nos abrigos brasileiros que deveriam proteger. Contudo, constatamos que a intolerância religiosa e a violação de outros direitos é uma prática recorrente nesses espaços, sobretudo, na Baixada Fluminense/Duque de Caxias. Diante disso, propomos que sejam repensadas as ações nesses espaços a partir de um olhar antirracista, decolonial no horizonte do direito à liberdade religiosa.

Article Details

Como Citar
SARAIVA, Vanessa Cristina dos Santos. INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA BAIXADA FLUMINENSE: RESISTINDO NOS ABRIGOS DE DUQUE DE CAXIAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. 28, p. 175-195, jun. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/723>. Acesso em: 19 jul. 2019.
Seção
Dossiê Temático