A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS

Main Article Content

Degmar dos Santos Nídia Heringer Iria Raquel Borges Wiese Mario Rodrigues da Silva

Resumo

O presente estudo apresenta pesquisa que teve como objetivo demonstrar como estão sendo abordados, nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI) das Instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, os temas relacionados a Questões Étnico-Raciais, Diversidade, Orientação sexual e Gêneros. Trata-se de uma investigação por meio de análise documental, de cunho quanti-qualitativo, que pode ser caracterizada como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio da análise comparativa dos PDIs elaborados com vigência de 2009 a 2013 e de 2014 a 2018, em média, tendo como descritores palavras relacionadas aos temas investigados. O estudo fundamentou-se, também, na Lei nº 11.892/2008, que criou os referidos Institutos Federais, bem como nos Decretos 3.860/2001 e 5.773/2006, que instituíram como obrigatória para todas as instituições de ensino superior a elaboração dos PDIs, elemento central da pesquisa.   Os resultados obtidos possibilitaram propor premissas para a criação e implantação de uma sistemática de desenvolvimento institucional que englobe, além das questões profissionais e tecnológicas, temáticas e discussões relacionadas às questões humanas e de combate às discriminações e desigualdades.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Degmar dos et al. A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INDO ALÉM DO TECNICISMO: UM ESTUDO DE QUESTÕES DE GÊNERO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS PDIS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 7, n. 17, p. 102-121, out. 2015. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/74>. Acesso em: 19 fev. 2020.
Seção
Dossiê Temático