ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA BAIXADA MARANHENSE

Main Article Content

DINALVA PEREIRA GONCALVES EVANDICLEIA FERREIRA DE CARVALHO ANA PATRICIA DOS SANTOS SODRÉ

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre as condições de acesso e permanência de estudantes quilombolas na educação superior, analisando as percepções de beneficiários do Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação-PBP/MEC, do Campus de Pinheiro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), oriundos de comunidades quilombolas. Discute as políticas de acesso e permanência na Educação Superior, situando a assistência estudantil como importante ferramenta para o combate à evasão e retenção na universidade. Descreve dados referentes ao perfil básico e acadêmico de estudantes quilombolas desse Campus universitário, beneficiários do PBP/MEC, além de elucidar a visão desses sujeitos sobre acesso e permanência de quilombolas na educação superior. A metodologia aplicada foi por meio de pesquisas bibliográficas, questionários estruturados, análise do perfil básico e acadêmico dos estudantes beneficiários do PBP/MEC no Campus Pinheiro/UFMA. A partir dos estudos e dados coletados, identificou-se que esses estudantes são em maioria oriundos do ensino público, ingressantes por sistema de cotas e em cursos de licenciatura. Também que as trajetórias na universidade apresentam desafios de ordem socioeconômica e acadêmica, mas com baixos percentuais de evasão e elevado rendimento acadêmico entre os bolsistas.


 

Article Details

Como Citar
GONCALVES, DINALVA PEREIRA; CARVALHO, EVANDICLEIA FERREIRA DE; SODRÉ, ANA PATRICIA DOS SANTOS. ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS NA BAIXADA MARANHENSE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 47-70, dez. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/768>. Acesso em: 25 jan. 2020.
Seção
Caderno Temático