PROBLEMAS DE GÊNERO DOS HOMENS NEGROS MASCULINIDADES NEGRAS ATRAVÉS DAS PERSPECTIVAS DO PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO E DECOLONIAL

Main Article Content

Daniel Dos Santos

Resumo

O principal objetivo deste artigo é problematizar questões relacionadas às masculinidades negras através das perspectivas do pensamento feminista negro e decolonial. A partir de referenciais teóricos de intelectuais afro-americanas, não-brancas e periféricas, pretende-se desenvolver um exercício de reflexão e discussão acerca dos homens negros e os problemas que emergem das relações inter-gêneros racializadas. Este artigo é também uma tentativa de articulação entre as epistemologias mencionadas e o #TheGangstaProjectII, projeto de investigação científica sobre as masculinidades negras na cultura Hip Hop dos Estados Unidos, no qual as contribuições da crítica feminista não-hegemônica serão priorizadas no processo de reestruturação do seu arcabouço teórico-metodológico.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Daniel Dos. PROBLEMAS DE GÊNERO DOS HOMENS NEGROS MASCULINIDADES NEGRAS ATRAVÉS DAS PERSPECTIVAS DO PENSAMENTO FEMINISTA NEGRO E DECOLONIAL. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. 30, nov. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/773>. Acesso em: 12 dez. 2019.
Seção
Dossiê Temático