ARTE, TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E CRÍTICA SOCIORRACIAL: NA PRODUÇÃO VISUAL DE MIRTHO LINGUET, NATURAL DE CAYENNE-GUYANE FRANÇAISE

Main Article Content

Piedade Lino Videira Enilton Ferreira Vieira José Geraldo Vasconcelos

Resumo

Neste artigo discorreremos sobre o trabalho de produção visual desenvolvido pelo fotógrafo Mirtho Linguet, natural da Guiana Francesa, para analisar como a arte desenvolvida por ele tem a capacidade de desvelar aspectos singulares da constituição social, histórica e étnico-racial da sociedade guianense. Elegemos como metodologia de pesquisa o estudo de caso do tipo etnográfico e para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Como resultado, destacamos que as imagens produzidas pelo Mirtho evidenciam um vasto teor de criticidade e realismo social sobre a dimensão racial, racismo e o processo violento de alienação sociocultural promovidos pelo sistema – alvo de críticas contundentes deste indivíduo. Portanto, ressaltamos que a produção visual de Mirtho, tendo a fotografia como método e técnica de trabalho, tornou-se um discurso engajado, potente, crítico e propositivo sobre a problemática racial na Guiana.

Article Details

Como Citar
LINO VIDEIRA, Piedade; FERREIRA VIEIRA, Enilton; VASCONCELOS, José Geraldo. ARTE, TRANSFORMAÇÃO POLÍTICA E CRÍTICA SOCIORRACIAL: NA PRODUÇÃO VISUAL DE MIRTHO LINGUET, NATURAL DE CAYENNE-GUYANE FRANÇAISE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 155-173, out. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/797>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
Dossiê Temático