A QUÍMICA NOS CABELOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO CTS VISANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Main Article Content

Marcia Narcizo Borges Jéssica Félix de Lemos

Resumo

Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores e abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio. Nela, debateu-se sobre padrões estéticos e pré-conceitos relacionados aos diferentes tipos de cabelo e introduziu-se o conteúdo de polímeros. Com o projeto, percebeu-se que com o tema “cabelos” foi possível aumentar a participação dos alunos na aula, aproximar o conteúdo de Química com um tema cotidiano dos educandos e desenvolver uma postura mais crítica em relação às implicações que a Química e a Tecnologia tem com a sociedade de consumo que perpetua o racismo institucional.

Article Details

Como Citar
BORGES, Marcia Narcizo; FÉLIX DE LEMOS, Jéssica. A QUÍMICA NOS CABELOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO CTS VISANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 11, n. Ed. Especi, p. 128-149, dez. 2019. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/811>. Acesso em: 12 jul. 2020.
Seção
Caderno Temático