PRÁXICAS AFROPERSPECTIVADAS E GRIOTAGENS EM EDUCAÇÃO

Main Article Content

Julvan Moreira de Oliveira Jussara Alves da Silva

Resumo

O objetivo desse trabalho foi refletir sobre algumas experiências em formação de professores que abordam as heranças africanas através da oralidade, musicalidade, corporeidade, circularidade, ludicidade, religiosidade, memória e outros valores da cosmovisão africana visando práticas pedagógicas afro-centradas. Tendo base teórico-metodológica a “pretagogia” (PETIT, 2015), a “pedagoginga” (ROSA, 2019) e a “pedagogia griô” (PACHECO, 2006), buscou-se analisar a viabilidade dessas experiências na formação docente em relação às questões étnico-raciais na escola. Concluiu-se que as brincadeiras e canções africanas no cotidiano escolar podem ser práticas educacionais com grande potencialidade no sentido da promoção da igualdade racial.

Article Details

Como Citar
MOREIRA DE OLIVEIRA, Julvan; ALVES DA SILVA, Jussara. PRÁXICAS AFROPERSPECTIVADAS E GRIOTAGENS EM EDUCAÇÃO. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 31, fev. 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/827>. Acesso em: 10 abr. 2020.
Seção
Dossiê Temático