PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS PARA O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA

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Ana Ivenicki

Resumo

O presente artigo pretende contribuir sobre reflexões a respeito do currículo para o desafio ao preconceito com relação a identidades étnico-raciais marginalizadas. O argumento que apresento é que o currículo poderia se beneficiar de uma perspectiva multicultural pós/decolonial, com aportes do olhar interseccional e híbrido, que propõe o desafio à essencialização de identidades e a binarismos que as congelam. Desta forma, discuto implicações da abordagem multicultural para um currículo desafiador do racismo, propondo dimensões para a análise de experiências curriculares multiculturais, nesta perspectiva. Pretendo que o texto possa contribuir para reflexões e diálogos sobre caminhos futuros para perspectivas antirracistas e multiculturais no currículo e na formação de professores. 


 

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Como Citar
IVENICKI, Ana. PERSPECTIVAS MULTICULTURAIS PARA O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE ANTIRRACISTA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 30-45, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <http://www.abpnrevista.org.br/revista/index.php/revistaabpn1/article/view/890>. Acesso em: 06 ago. 2020.
Seção
Dossiê Temático