Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página.

  • O resumo e suas palavras-chave contém as três traduções: Abstract em inglês, Résumé em francês, Resumen em espanhol.

  • O texto fez referência de ao menos uma citação de um manuscrito publicado pela Revista da ABPN.

  • O/a autor/a, ou ao menos um/a autor/a no caso de coautoria, está filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.

Diretrizes para Autores

Os textos deverão ser submetidos de acordo com as seguintes normas:

  1. Para publicar na Revista da ABPN é imprescindível que o/a autor/a, ou ao menos um/a autor/a no caso de coautoria, esteja filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Ainda não é um/a associado/a? Filie-se aqui.

  2. Digitados eletronicamente em Word para Windows, OpenOffice ou RTF, no formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço entrelinhas de 1,5 e justificado. Os artigos devem respeitar os limites de 15 a 25 páginas, contando com as referências bibliográficas. Resenhas, entrevistas e demais textos devem obedecer o limite de cinco páginas.

  3. As resenhas de livros, teses, filmes, produtos de hipermídia, etc. deverão possuir título próprio, diferenciados do título da obra resenhada. A indicação da obra deve ser feita abaixo do título da resenha.

  4. Não deve ser colocado nenhum dado relativo à autoria no documento (nome, titulação e e-mail). Essas informações constam no Cadastro no Sistema da Revista e serão acrescentadas, após a aprovação do texto, pelos editores. Ressalta-se a importância de preencher corretamente o cadastro.

  5. Título: centralizado, em negrito, com inicial maiúsculas, fonte Times New Roman tamanho 14.

  6. Resumo: Resumo com abstract, resumé e resumen de até 10 linhas, com até cinco palavras-chave, keywords, mots-clés e palabras-clave. Fonte Times New Roman 11, com espaçamento entre linhas simples, com o alinhamento justificado e em bloco. O título, o resumo e suas palavras-chave OBRIGATORIAMENTE devem conter três traduções: Abstract em inglês, Résumé em francês, Resumen em espanhol.

  7. O texto deve fazer referëncia de ao menos uma citação de um manuscrito publicado pela Revista da ABPN.

  8. Os textos podem conter ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, sendo indispensável sua numeração e igualmente mencionar na legenda o título e as fontes utilizadas. Imagens (fotos ou figuras) devem ter resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG, JPEG ou PNG. Esses elementos devem ser inseridos no corpo do texto, cuja legenda deve ser indicada na parte superior com numeração (Times New Roman, tamanho 12, negrito) e sua fonte na parte inferior (Times New Roman, tamanho 10), com espaçamento simples

  9. As notas deverão conter somente comentários necessários no desenvolvimento dos conceitos dos textos e não para citações bibliográficas. Devem vir em rodapé, com todas as referências às fontes de praxe. Os indicadores de nota de rodapé devem ser colocados depois da pontuação. Ex.: Brincadeira ou não, o certo é que as autoridades provinciais pediram a expulsão deste haitiano do Brasil.

  10. As citações de trechos de obras e documentos devem seguir estes padrões: até três linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas. A partir de quatro linhas, devem vir separadas do texto principal, digitadas em corpo 11, com recuo em relação à margem esquerda de 2,5 cm, sem aspas no começo e no fim. Em ambos os casos não se deve usar itálico.

  11. Todas as citações devem estar acompanhadas de suas referências bibliográficas entre parênteses, com o sobrenome do(a) autor(a), ano e páginas da publicação. Exemplo (Walker, 2001, p. 196).

  12. As Referências Bibliográficas deverão ser colocadas ao final do artigo em corpo 11, espaçamento simples, de acordo com as seguintes normas: