A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN | Março-Maio 2020 | Dossiê Temático “Relações Étnico Raciais e currículo/formação de professores/as”

v. 12 n. 32 (2020)

Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com satisfação que esta editoria apresenta o dossiê “Relações Étnico-Raciais e Currículo/Formação de Professores/as” da Revista da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Todavia, vivemos uma crise civilizatória (pandemia de Covid-19, crise econômica e, sobretudo, crise política) que afeta de maneira muito particular nossas instituições de ensino, professores/professoras, discentes e a nós: a população negra. Desta forma, manifestamos aqui nossa solidariedade com todos/as nossos/os irmãos e irmãs e desejamos força para o momento.

Este dossiê, organizado pelas professoras Dra. Eugenia Portela de Siqueira Marques e Dra. Rosana Batista Monteiro, se propõe a pensar sobre o desafio constante para uma educação antirracista: a educação das relações étnico-raciais no currículo e na formação de professores e professoras. A obra questiona o cenário neofacista que se impõe a educação, discorre sobre perspectivas multiculturais, perspectivas transacionais, o papel da coordenação pedagógica e aponta desafios na formação de professores. Este volume discorre sobre alternativas entre legislação e currículos contribuindo para a leitura de uma educação transformadora.

Na seção biografia trazemos também a importante contribuição do primeiro negro sociólogo americano moderno W.E.B. Du Bois, que recebeu um título especial, “W.E.B. Du Bois, racismo acadêmico e ciências sociais na América anotações biográficas” e será publicada em duas partes organizada pelo professor Dr. Valter Roberto Silvério. Du Bois, importante pan-africanista, tem sua historiografia marcada por discussões acerca do colonialismo e alienação sofrida pelos povos africanos e da diáspora.

Ainda completam este número produções sobre patrimônio imaterial, saúde da população negra, análise sobre a educação no sertão cearense e comunidades tradicionais de matriz africana.

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os leitores e leitoras a navegar por essas narrativas a partir das experiências e investigações aqui compartilhadas.

 

Modupé!

 

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