Edição atual

v. 10 (2018): Revista da ABPN | Jan 2018 | EDIÇÃO ESPECIAL - Caderno Temático: Letramentos de Reexistência

Prezadas/os Leitoras/es,

Apresentamos com imensa satisfação e alegria a segunda edição especial da Revista da ABPN, composta pelo Caderno Temático – Letramentos de Reexistência organizado pelas professoras Dra Ana Lúcia Silva Souza (UFBA), Dra. Ione da Silva Jovino (UEPG), e Dra. Kassandra da Silva Muniz (UFOP). A proposição dos Cadernos Temáticos materializa o plano de ação da Diretoria Dandaras que busca promover ações multidisciplinares e/ou interdisciplinares na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, assim como incentivar a colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas com vistas a realização de trabalhos e formação que considere as pluriepistemias e incentive o diálogo com os saberes tradicionais.

Este Caderno Temático – Letramentos de Reexistência é composto por 41 artigos que mobilizam quase uma centena de ativistas, pesquisadoras e pesquisadores, intelectuais de diversas áreas do conhecimento que, com centralidade na educação antirracista dizem: É preciso REEXISTIR. E reexistir ainda mais e mais em um contexto social, político e econômico que nos oprime cotidianamente exigindo reposicionamentos de nossos lugares de atuação, de proposição e de ação política na qual a linguagem tem papel fundamental.

Agradecemos as professoras organizadoras, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação desta edição especial, como também a cada pesquisador/a. Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista da ABPN!

Modupé!

Comitê Editorial
Nicéa Quintino Amauro (UFU)
Luciana de Oliveira Dias (UFG)
Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

 

Publicado: 2018-01-02

Caderno Temático

Ver Todas as Edições

Criada em 2010, a Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado quadrimestral pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpn.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

ISSN 2177-2770