• Revista da ABPN | Jul - Out 2017 | Dossiê Temático "Espaço, Águas e Territórios: uma análise socioespacial"
    v. 9 n. 23 (2017)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos o novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima terceira edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E tem uma contribuição mais ampliada para as áreas de ensino e de educação superior, visto que é composta pelo Dossiê Temático “Espaço, águas e territórios - uma análise socioespacial”.

    Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e que tornaram factível sua continuidade. A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegar conosco nesse fervilhar de ideias. E, assim, colaborarem com o fortalecimento das frentes de luta contra a intercorrência racial e contra todas as práticas de discriminação.

    Modupé!

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2017 | Dossiê Temático "Por uma produção de Ciência Negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias"
    v. 9 n. 22 (2017)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Com muita satisfação, apresentamos o mais novo número da Revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações. Neste número mantemo-nos fiéis ao enfoque que caracteriza a Revista, qual seja, a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima segunda edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E é composta pelo Dossiê Temático “Por uma produção de ciência negra: experiências nos currículos de Química, Física, Matemática, Biologia e Tecnologias”, além de nove artigos livres.

    Agradecemos aos/às colaboradores/as por possibilitarem a publicação deste número e por tornarem fatível sua continuidade. Neste sentido, nossa gratidão aos/às pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias. Agradecemos também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu energia laboral para que nós mantivéssemos o periódico no ar, mesmo após sistemáticos ataques no universo web.
    A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias que foram materializas nos manuscritos que compõem este número. Convidamos também a fortalecer as frentes de luta contra o racismo e contra todas as formas de preconceito e práticas de discriminação.

    Modupé!

    Comitê Editorial
    Nicea Quintino Amauro (UFU)
    Luciana de Oliveira Dias (UFG)
    Paulo Vinicius Baptista da Silva (UFPR)

  • Revista da ABPN | Nov 2016 - Fev 2017 | Dossiê Temático "Diálogos e Perspectivas sobre a Questão Racial no Brasil"
    v. 9 n. 21 (2017)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos o novo número da revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que pauta suas produções pela qualidade das publicações que têm como foco a promoção dos Direitos Humanos da população negra na América Latina e Caribe. Os textos aqui apresentados nesta vigésima primeira edição contemplam as áreas de história, educação, literatura, química e artes em suas diferentes abordagens e múltiplas inter-relações. E é composta pelo Dossiê Temático Diálogos e Perspectivas sobre a Questão Racial no Brasil, além de três textos livres. 

    Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação deste número, e por tornarem fatível sua continuidade. Agradecemos também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu para que nós mantivéssemos o periódico no ar, após sistemáticos ataques no universo web. 

    A partir da consideração de todos esses esforços, convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias. E a fortalecer as frentes de luta contra a intercorrência racial e as contra todas as práticas de discriminação.

    Modupé!

  • Revista da ABPN | Jul-Out 2016
    v. 8 n. 20 (2016)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos o novo número da revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, que tem primado pela busca de padrões de qualidade em suas produções. Os textos aqui apresentados nesta vigésima edição contemplam as áreas de história, educação, literatura e comunicação em suas diferentes e múltiplas abordagens. Por isso convidamos as leitoras e os leitores a navegarem conosco nesse fervilhar de ideias.

    Agradecemos aos colaboradores – pareceristas, autores, tradutores, editores, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros – que possibilitaram a publicação deste número, e por tornarem fatível sua continuidade, como também a cada pesquisador/a que, direta ou indiretamente, investiu para que nos mantivéssemos em 

    Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar-Jun 2016 | Dossiê Temático "Estudos sobre o Negro e Educação"
    v. 8 n. 19 (2016)

    Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima nona edição, composta por 9 artigos do Dossiê Temático Estudos sobre o Negro em Educação organizado pelo prof. Dr. Julvan Moreira de Oliveira (UFJF) e pela profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA). O dossiê surgiu da necessidade de se refletir sobre os estudos e pesquisas desenvolvidas por pesquisadores/as associados/as do GT 21 da ANPED (Educação e Relações Étnico-raciais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) ao mesmo tempo concretiza um compromisso, da gestão atual, assumido com os pesquisadores e pesquisadoras do GT 21 em reunião ocorrida em outubro de 2015.

    Esta edição compõe-se também de 5 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

  • Revista da ABPN | Nov 2015 - Fev 2016 | Dossiê Temático "Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas"
    v. 8 n. 18 (2016)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos com imensa satisfação e entusiasmo mais um número da Revista da ABPN, em seu oitavo volume e décima oitava edição, composta por 13 artigos e um texto de entrevistas do Dossiê Temático Educação, Quilombos e Ensino de História: paradigmas e propostas organizado pelo prof. Dr. Flávio Gomes (UFRJ) e pela profa. Dra. Cândida Soares da Costa (UFMT). O dossiê reuniu pesquisas e estudos diversos – cobrindo várias partes do Brasil – que refletem experiências complexas de ensino, contexto social, impasses e avanços da educação quilombola. Há também contribuições comparativas e ensaios sobre os significados dos quilombos e seus usos na esfera política.

    Esta edição compõe-se também de 8 artigos na seção de artigos livres que abordam reflexões, resultados de pesquisas e de práticas realizadas sobre questões que afetam especificamente a população negra. 

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as, pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, conselho editorial, conselho consultivo, diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste novo número, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos sinceros agradecimentos a todas e a todos que contribuem a Revista ABPN!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Jul - Out 2015 | Dossiê Temático "Questões Étnico-Raciais e Linguagens"
    v. 7 n. 17 (2015)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos com imensa satisfação e expectativas mais um número da Revista da ABPN, em sua décima sétima edição, composta por 11 artigos do Dossiê Temático Questões Étnico-Raciais e Linguagens organizado pelas professoras Dra. Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ), Dra. Liana de Andrade Biar (PUC-Rio) e pelo professor Dr. Roberto Carlos da Silva Borges (CEFET/RJ), bem como 6 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil. A finalidade do dossiê é dar visibilidade a discussões acadêmico-científicas que remetem às dimensões simbólicas das identidades e relações étnico-raciais no discurso institucional, cotidiano e literário.

    Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também a cada pesquisador/a.

    Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2015 | Dossiê Temático “Saúde da População Negra”
    v. 7 n. 16 (2015)

    Prezadas/os Leitoras/es,

     Apresentamos com imensa satisfação mais um número da Revista da ABPN, em sua décima sexta edição, composta por 11 artigos do Dossiê Saúde da População Negra, bem como 4 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil. A finalidade da publicação do dossiê é dar visibilidade a produção cientifica nacional e também internacional sobre a temática Saúde da População Negra e outras populações em situação de vulnerabilidade.

     Agradecemos aos/às organizadores/as do dossiê, colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Nov 2014 - Fev 2015
    v. 7 n. 15 (2015)

    Prezadas(os) Leitoras(es),

    Apresentamos o novo número da revista da ABPN, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), que tem primado pela busca de padrões de qualidade em suas produções.

    Agradecemos aos colaboradores – pareceristas, autores, tradutores, editores, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros –, que possibilitaram a publicação deste número, e por tornarem factível sua continuidade, como também a cada pesquisador(a) que, direta ou indiretamente, investiu para que nos mantivéssemos em atividade.

    Nossos agradecimentos a todas e a todos!
    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Jul - Out 2014 | Dossiê Temático “Raça, Ciência e Gênero”
    v. 6 n. 14 (2014)

    Prezados/as leitores/as,

    Com imensa satisfação, lançamos em fins de outubro uma nova edição da Revista da ABPN, apresentando um novo Dossiê temático"Raça, Ciência e Gênero", organizado pelas pesquisadoras Christiane Maria Cruz de Souza (IFBA), Lina Maria Brandão de Aras (UFBA) eMaria Renilda Barreto (CEFET-RJ), composto por dez artigos distribuídos em quatro temas: Saúde, escravidão e abolição; Raça, políticas públicas e assistência materno-infantil; Doenças e especialidades de mulheres; e Mulheres e profissões.

    Os artigos são resultados de estudos realizados por pesquisadores/as nacionais e internacionais entre os anos de 2012 e 2014, dos grupos de Pesquisa História da Assistência à Saúde e pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Etnicorraciais (CEFET-RJ).

    Trazemos também quatro artigos na Seção livre.

    Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as –, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2014 | Dossiê Temático “Branquitude”
    v. 6 n. 13 (2014)

    Prezadas/os Leitoras/es,

    Apresentamos com imensa satisfação mais um número da Revista da ABPN, sua décima terceira edição, composta por 13 artigos do Dossiê Branquitude, bem como 12 artigos de temáticas diversas de interesse das populações negras no Brasil. As discussões sobre racismo evidenciam tensões presentes na sociedade e impulsionam reflexões transformadoras e práticas incisivas em torno de seu combate.

    Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, secretaria, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros/as –, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!

    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Nov 2013 - Fev 2014
    v. 6 n. 12 (2014)
    A Revista da ABPN se posiciona como espaço permanente de denúncia dos acontecimentos e eventos não privilegiados pela mídia nem pelos demais espaços, inclusive os acadêmicos. É nossa meta a divulgação de trabalhos e estudos de pesquisadores e ativistas negros e lançar novas luzes sobre as especificidades históricas e reflexões que tenham como o foco o a população negra, o racismo e a luta antirracista. Os textos aqui reunidos versam sobre estratégias e mecanismos políticos, perspectivas explicativas, discussões teóricas e historiográficas, conexões entre formas de enfrentamento do racismo e possibilidades de superação.
  • Revista da ABPN | Jul - Out 2013 | Dossiê Temático "Educação para a diversiddade: a lei 10.639/03, avanços e recuos"
    v. 5 n. 11 (2013)
    Esta décima primeira edição da Revista da ABPN oportunamente traz como pauta os 10 anos da Lei Federal 10.639/03, objetivando reunir artigos críticos de conhecidas(os) pesquisadoras(es) e/ou ativistas que, nesse tempo têm se empenhado, tanto profissional quanto politicamente, para a produção de reflexões e ações visando a implementação, o aperfeiçoamento e o fomento intelectual de debates epistemológicos, teóricos e metodológicos em torno da referida Lei, suas possibilidades, desafios e perspectivas no tocante ao combate contra as desigualdades étnico-raciais presentes na educação brasileira. Os organizadores desse Dossiê Temático “Educação para a diversidade: a Lei 10.639/03, avanços e recuos” são os professores Paulino de Jesus Francisco Cardoso (UDESC), Wilson Roberto de Mattos (UNEB) e Flávio Gomes (UFRJ). O Dossiê compõe-se de trabalhos importantes para a compreensão de diálogos, trajetórias, possibilidades e perspectivas necessárias na avaliação destes 10 anos da Lei 10.639/03. São 6 (seis) os artigos componentes do Dossiê, além de outros 5 (cinco) artigo de temática livre e um brinde especial com o texto da conferência proferida pelo prof. Dr.Kabengele Munanga no encerramento da IV Semana Acadêmica de História da Universidade do Estado de Santa Catarina ocorrida em outubro de 2013.
  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2013
    v. 5 n. 10 (2013)
    Podemos tardar, mas não esmorecer. Continuamos com nossa pauta e lutas pelas reivindicações da população negra, que, tem prioritariamente na voz dos intelectuais e ativistas negros e negras a defesa de suas demandas. Deste modo, os textos se esmeram na preservação e resgate da cultura afro-brasileira que se revela nas pesquisas acadêmicas. É nossa maior intenção publicizar e visibilizar esses trabalhos aos diversos pesquisadores e estudiosos das temáticas de interesse da população negra, com vistas a superar a rígida desigualdade e a segregação racial que ainda atingem o povo negro. A revista da ABPN está diretamente implicada às batalhas contra o racismo e a discriminação racial, mas também a xenofobia e intolerâncias correlatas. Busca através de seus textos não só a denúncia, o rompimento do silenciamento de suas demandas e injustiças, mas através de seus pesquisadores e ativistas denunciar e colocar em pauta as diversas reflexões, inovações e revisões históricas que coloquem em evidência a história e intervenções cotidianas da população negra na sociedade.
  • Revista da ABPN | Nov 2012 - Fev 2013
    v. 5 n. 9 (2013)

    Prezadas/os Leitoras/es,
    A despeito das dificuldades que toda gestão que se inicia enfrenta, é com alegria e entusiasmo que apresentamos mais este número da Revista da ABPN. Dois motivos se coadunam: a coragem para enfrentar os desafios e a permanente crença na capacidade do ser humano, sujeito de saberes que produzem e lutam pelos seus ideais e projetos. A continuidade da Revista da ABPN representa nossa certeza de manutenção de sua proposta balizadora: publicar artigos inéditos de natureza técnico-científica, resultantes de estudos e experiências que possam contribuir para novas perspectivas teóricas e acadêmicas, bem como práticas de interesse da população negra, visibilizando intelectuais negros/as que incansavelmente lutam pela divulgação de seus conhecimentos. Agradecemos aos colaboradores – pareceristas, autores, tradutores, editores, webmaster, Conselho Editorial, Conselho Consultivo, Diretoria e demais membros da equipe e parceiros –, que possibilitaram a publicação deste número e sua continuidade, como também cada pesquisador/a. Nossos agradecimentos a todas e a todos!
    Equipe Editorial

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2012
    v. 3 n. 7 (2012)

    Podemos afirmar, hoje, que as relações étnico-raciais ocupam um lugar relevante e de visibilidade nas preocupações acadêmicas e políticas da sociedade brasileira. Algumas situações ocorridas ao longo do ano de 2012 têm confirmado essa constatação. Podemos destacar, no plano político, a aprovação do princípio constitucional das ações afirmativas pelo Supremo Tribunal Federal, a forte presença do Movimento Negro e de Mulheres Negras na Conferência Rio + 20 e na Cúpula dos Povos e a luta do Movimento Quilombola. No plano acadêmico, tais eventos são acompanhados de reflexões de intelectuais negros e não negros, as quais serão fruto de debates e discussões do VII Congresso Brasileiro de Pesquisadores Negros (VII COPENE) a ser realizado nas dependências da UDESC, em Florianópolis, de 16 a 20 de julho de 2012. Essa efervescência pode ser observada no presente número da Revista da ABPN. A variedade de artigos, enfoques e discussões apresentada nesta revista enriquecem a discussão teórica sobre as relações étnico-raciais no Brasil. Além disso, a presença de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes regiões do país possibilita ao leitor compreender como, a partir do local e do regional, as relações étnico-raciais têm sido debatidas em diálogo com as mudanças e acontecimentos nacionais.

  • Revista da ABPN | Jul - Out 2012
    v. 4 n. 8 (2012)
    A Revista da ABPN apresenta, nesta edição, artigos tanto teórico como relatos de pesquisas realizadas por diferentes autores, de diversos campos disciplinares, mantendo a direção inicial da revista e garantindo sua proposta de acolhimento à diversidade de reflexões, pensamentos, abordagens e referenciais teóricos. As abordagens são variadas, acarretando contribuições de diferentes naturezas para a discussão de temáticas de interesse aos intelectuais negros e não negros, provocando o surgimento de novas questões expectativas para temas de debates vigentes dos/pelos pesquisadores e ativistas. Esperamos que a Revista da ABPN continue a prestar relevantes serviços aos pesquisadores e ativistas do Movimento Negro, cuja proeminência deve ser sempre destacada, por tudo que tem feito e contribuído ao longo de sua histórica trajetória.
  • Revista da ABPN | Nov 2011 - Fev 2012 | Dossiê Temático "Território: Perspectivas Atuais"
    v. 3 n. 6 (2012)

    Priorizar o tema “Território” num único exemplar, embora não tenha sido excluído dos demais, foi uma estratégia adotada para ampliação de seu entendimento e retorno a antigas reflexões e apresentar perspectivas atuais desse conceito, e pela complexidade, extensão e profundidade desse tema. Deste modo, território admitiria as dimensões políticas, espaciais, culturais e afetivas. É, portanto, a partir desta compreensão que os textos nesta edição dialogam, complementam-se e se interagem, não perdendo seu aspecto singular, mas possibilitando uma maior interlocução entre diferentes áreas, haja vista a multidisciplinaridade contemplada, que nos permite observar os múltiplos olhares sobre o tema. Assim, neste número 6 da Revista da ABPN, pudemos reunir diferentes textos para formar o “tecido” teórico desta apresentação, no sentido de compreender o conceito de território admitindo as dimensões políticas, espaciais, culturais e afetivas e o conceito de territorialidade abarcando todas as subjetividades possíveis de serem trabalhadas.

  • Revista da ABPN | Jul - Out 2011 | Dossiê Temático “Educação e Cultura Negra”
    v. 2 n. 5 (2011)

    A temática racial destaca-se de forma vigorosa no espaço brasileiro de discussão pública. Esta é uma das vitórias resultantes tanto do fortalecimento das organizações do Movimento Negro quanto da multiplicação e interiorização das entidades. As novas formas de articulação e de expressão da militância nos locais de trabalho, no campo, nos sindicatos, nos movimentos populares, partidos, universidades, parlamento, nas entidades religiosas, órgãos governamentais, etc. vêm, nos últimos anos, esquentando a discussão racial. Sem prejuízo da pluralidade de concepções e ações políticas, coloca-se hoje, para a militância que debate a questão racial, o enorme desafio de priorizar os anseios e os interesses maiores da população afro-brasileira, através da formação de um amplo arco de força e aliança capaz de pautar esta questão na agenda dos problemas nacionais. A Revista da ABPN de número 05, apresentando artigos e resenhas em torno das temáticas “Educação e Cultura Negra”, acredita ser mais um veículo de difusão e debate de ideias e informações relevantes, refletindo com desenvoltura os acalorados debates da contemporaneidade e buscando alcançar uma de suas finalidades que é superar “a invisibilidade” conferida aos descendentes de africanos nas diferentes esferas da vida nacional.

  • Revista da ABPN | Mar - Jun 2011 | Dossiê "Mídia e Racismo"
    v. 2 n. 4 (2011)

    A Revista da ABPN de número 4 surge respaldada em um dos princípios estratégicos adotados pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) que é a construção e a difusão do conhecimento apreendido na vida acadêmica. Tal trabalho constitui, para nós, a expressão de mais um caminho possível de ser trilhado por todos, na busca permanente do debate, da crítica e da produção do conhecimento. Fomentar o debate visibilizando, publicizando e problematizando questões que ferem, constituem e impregnam o cotidiano da população negra é o que pretende este número da Revista. Acreditamos ser mais um veículo de publicização e debate de ideias e informações relevantes, traduzindo-se num verdadeiro mosaico de muitas vozes, refletindo com desenvoltura questões da contemporaneidade. A intenção é permitir a expressão da diversidade de concepções, perspectivas e compreensões de pesquisadoras e pesquisadores dos seus diferentes campos de conhecimento, e para além de suas áreas. Entendemos que os artigos aqui apresentados traçam um panorama do racismo na mídia, bem como evidenciam o fechamento e silenciamento ainda presentes em seu fazer histórico e diário. Inaugura-se essa nova fase da Revista com um volume que aborda reflexões e investigações sobre Mídia e Racismo, apresentando doze artigos, um ensaio e três resenhas, que realçam os motivos e desafios do tema proposto para essa publicação.

  • Revista da ABPN | Nov 2010 - Fev 2011
    v. 1 n. 3 (2011)
    Mulheres e homens negros são sujeitos de conhecimento, sim! Não há dúvida. Ressaltando esta feliz realidade, apresentamos o terceiro número da Revista da ABPN. Após um ano de trabalho árduo, temos motivos para comemorar e, mais do que isso, avaliar nossas conquistas e desafios para dar continuidade ao projeto.   No que diz respeito ao público e à recepção deste periódico científico, os números são animadores. Já são quase 8 mil visitas à Revista, com acessos vindos das Américas, da África e da Europa. Cada texto teve uma média de 300 acessos realizados por leitores(as) brasileiros(as) e de países como Estados Unidos, Portugal, França, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Moçambique, Senegal, Canadá, Espanha, entre outros. A contribuição do público local foi decisiva. Todavia , temos que reconhecer que essa interlocução demonstrada pelos números deve muito ao diálogo estabelecido com intelectuais negros(as) de diversos pontos da Diáspora e do próprio continente africano, entre os quais se encontram aqueles(as) que nos enviaram seus textos para enriquecer e diversificar o debate. O cenário é, pois, propício para reafirmar o compromisso da Revista da ABPN com a construção de uma crítica epistemológica da realidade e da organizaçao social do conhecimento.   De tal sorte, a organização deste terceiro número buscou ampliar essa interlocução entre intelectuais da Diáspora Negra, tanto no que diz respeito às origens geográficas dos(as) autores(as) quanto às suas áreas e perspectivas analíticas.
  • Revista da ABPN | Jul-Out 2010 | Dossiê Temático "Estudos Negros"
    v. 1 n. 2 (2010)
    Muitos são os lugares a partir dos quais as/os pensadoras/os negras/os têm apresentado suas reflexões sobre experiências individuais e coletivas de africanos e afrodescendentes no mundo ao longo do tempo. Ancoradas em tradições também diversas de produção de conhecimento, essas pessoas têm levado a cabo um esforço legítimo, quando não urgente, de garantir a vitalidade de expressões do pensamento crítico e comprometido com a defesa da liberdade e a luta por equidade em todos os espaços sociais.   Inserida nesse campo de ação, a Revista da ABPN , em seu segundo número, apresenta um conjunto de artigos nos quais se discute desde a afirmação de epistemologias negras até a operacionalização de propostas d e superação do racismo e outras formas associadas de discriminação. Com efeito, as vozes que emergem desses escritos dão mostras, mais uma vez, da fortuna crítica construída por intelectuais negras/os nos últimos anos.
  • Revista da ABPN | Mar-Jun 2010 | Dossiê Temático "Experiências de mulheres negras na produção do conhecimento"
    v. 1 n. 1 (2010)
    É isso, conseguimos! Aqui está o primeiro número da Revista da ABPN! É com grande alegria e orgulho que chegamos a este momento. Há tempos que a produção de intelectuais negras e negros merecia contar com um espaço como este no Brasil. Demos, então, mais um passo. Nosso profundo desejo agora é garantir a manutenção e o crescimento da conquista. Sabemos que, para isso, tanto ou mais esforço será ne cessário e vamos em frente.   Nossa empreitada intelectual é, portanto e desde o início, política. Eis o que orientou a escolha temática do número inaugural: experiências de mulheres negras na produção do conhecimento. Entendemos que raça e gênero têm servid o como eixos de diferenciação negativa, consolidados nas práticas teóricas e cotidianas responsáveis por excluir sistematicamente mulheres negras dos sistemas de pensamento, negando - as como sujeitos de conhecimento científico e dificultando, sobremaneira, seu acesso às posições de poder.
1 a 23 de 23 itens