A Revista da ABPN é um periódico de acesso livre e gratuito, publicado com periodicidade trimensal pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as), em versão eletrônica, disponível em: http://abpnrevista.org.br/revista. Seu principal objetivo é dar visibilidade às discussões sobre relações raciais a partir da produção de pesquisadores(as) e intelectuais negros(as), bem como de outros(as) comprometidos(as) com a promoção da equidade racial e a produção de conhecimento sobre África e diásporas africanas, em escalas nacional e internacional. Tem como público-alvo pesquisadores(as) e comunidade acadêmica em geral,  membros de organizações e instituições que trabalham com a questão racial, pessoas interessadas no debate sobre as relações raciais.

Revista da ABPN |Abril 2021 | Caderno Temático "Políticas de Ação Afirmativa: Análises e Proposições"

v. 13 n. Ed. Especi (2021)

Prezadas/os Leitoras/es,

 

É com satisfação que essa editoria apresenta o caderno temático “POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES” da Revista da ABPN – Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Todavia, permanecemos nessa crise civilizatória (pandemia de Covid-19, crise econômica e, sobretudo, crise política) que afeta de maneira muito particular nossas instituições de ensino, professores/professoras, discentes e a nós: a população negra. Desta forma, manifestamos aqui nossa solidariedade com todos/as nossos/os irmãos e irmãs e desejamos força para o momento.

Este caderno temático, foi organizado pelas professoras Dra. Silvani dos Santos Valentim, que é Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação, e a Dra. Iraneide Soares da Silva, que graduada em História, Metra em Educação e Doutora em História Social.

 Este caderno, busca advogar por debates reflexivos sobre as políticas de ações afirmativa, tanto em espaços institucionais, quanto em espaços políticos. O dossiê foi estruturado da seguinte forma:

 

  • APRESENTAÇÃO DO CADERNO TEMÁTICO: “POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISES E PROPOSIÇÕES”
  • COTAS PARA A POPULAÇÃO NEGRA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ: MOBILIZAÇÕES, IMPLEMENTAÇÃO E DESAFIOS
  • ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS E A DESCONSTRUÇÃO DE NOÇÕES BIOLOGIZANTES E PSEUDOCIENTÍFICAS SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS: EM DEFESA DAS COTAS RACIAIS
  • EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS
  • NEGROS NO AMAZONAS: CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL E AÇÃO AFIRMATIVA
  • UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, PARA QUÊ? E PARA QUEM? UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA NEGROS (AS) NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UnB
  • INSTITUCIONALIZANDO AÇÕES AFIRMATIVAS NO IFPA: A RENNEABI E A HETEROIDENTIFICAÇÃO
  • O IMPACTO POLÍTICO-TERRITORIAL DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS: REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
  • AS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E A INSERÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS E INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS.

 

Agradecemos aos/às colaboradores/as – pareceristas, autores/as, tradutores/as, editores/as, ao Conselho Editorial, ao Conselho Consultivo, à Diretoria e demais membros da equipe e parcerias – que possibilitaram a publicação desse número e que tornaram factível sua continuidade. Convidamos os/as leitores/as a navegarem por essas narrativas aqui compartilhadas.

 

Modupé!

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