DE LUPA NA MÃO: UMA LENTE SOBRE PESQUISAS ACADÊMICAS QUE ABORDAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE uma lente sobre pesquisas acadêmicas que abordam a educação escolar quilombola em Sergipe

Main Article Content

Evanilson Tavares França Maria Batista Lima Josenilson Felizardo dos Santos

Resumo

Resumo: A Educação Escolar Quilombola (EEQ), cujas diretrizes curriculares foram outorgadas em 2012, por meio da Resolução CNE/CEB n.º 8/2012, parece trafegar pelos territórios nos quais o esquecimento impera, sem receio de qualquer força (uma legislação, por exemplo) que seja capaz de tirá-la de sua inércia. E quando nos deparamos com a revelação de que determinada unidade de ensino opera segundo os preceitos da EEQ, uma avalanche de pesquisas acadêmicas comprova a assertiva de Freire (1996): todo anúncio encontra-se atrelado a uma denúncia e essa àquele. Por essa razão, consultamos as pesquisas acolhidas por dois programas de pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), objetivando compreender a situação em que se encontra a modalidade de ensino em lume no estado de Sergipe. Embora as pesquisas coletadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações não contemplem todas as escolas quilombolas, elas revelam os distanciamentos entre as práticas curriculares e a EEQ.

Article Details

Como Citar
FRANÇA, Evanilson Tavares; BATISTA LIMA, Maria; FELIZARDO DOS SANTOS, Josenilson. DE LUPA NA MÃO: UMA LENTE SOBRE PESQUISAS ACADÊMICAS QUE ABORDAM A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA EM SERGIPE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. 36, p. 680-705, maio 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1207>. Acesso em: 26 out. 2021.
Seção
Artigos