ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE

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Elimardo Cavalcante Bandeira Domingos Juvenal Nogueira Diógenes Cristiane Sousa da Silva

Resumo

O presente artigo tem como objetivo verificar o perfil racial discente antes e depois da implementação das bancas de heteroidentificação no ensino médio integrado do IFCE campus Jaguaribe. Realizamos o mapeamento de discentes que entraram por cotas para negros/as por meio de edital de ingresso no Ensino Médio de 2018 a 2020. Desta forma, podemos considerar que o perfil racial discente do IFCE Jaguaribe deixou de ser uma ampla maioria de estudantes oriundos das vagas destinadas à ampla concorrência, onde se inclui os candidatos que realizaram o ensino fundamental em escolas privadas ou mesmo os provenientes de escolas públicas, mas que decidiram concorrer por ampla, e passou a ser uma instituição mais plural, possivelmente com estudantes que se reconhecem como os verdadeiros sujeitos de direito das políticas de ação afirmativa, se apropriando das mesmas.

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Como Citar
BANDEIRA, Elimardo Cavalcante; DIÓGENES, Domingos Juvenal Nogueira; SILVA, Cristiane Sousa da. ENSINO MÉDIO INTEGRADO E AÇÕES AFIRMATIVAS: O PERFIL RACIAL DISCENTE DO IFCE CAMPUS JAGUARIBE. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. Ed. Especi, p. 38-56, abr. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1235>. Acesso em: 27 out. 2021.
Seção
Caderno Temático