EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS

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Izanete Marques Souza Eliana do Sacramento de Almeida Ana Lúcia Gomes da Silva

Resumo

Este texto objetiva apresentar reflexões teórico-práticas acerca das identidades (des)veladas nos processos formativos e das demandas atuais e urgentes para os docentes, quanto às ações afirmativas. Realizou-se revisão bibliográfica para a tessitura teórica a partir de Bauman (2005), Candau (2012), Macedo (2007), McLaren (2000), Silva (2013), Silva (2014), Souza (2011; 2015), Woodward (2014), dentre outros. Os resultados evidenciaram a importância do trabalho docente pautado na diferença enquanto aspecto fundante para o trato com a alteridade e o respeito à diferença de modo a ampliar o autorreconhecimento étnico; da identificação das tensões da identidade que interferem no convívio com a diversidade; e a necessidade da discussão das culturas negra e indígenas nos currículos das escolas e universidades, por ser essencial que docentes, discentes e profissionais da saúde compreendam e respeitem a cultura e os modos de viver dos povos e territórios onde exercerão suas funções laborais como um conjunto de ações afirmativas.

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Como Citar
SOUZA, Izanete Marques; ALMEIDA, Eliana do Sacramento de; SILVA, Ana Lúcia Gomes da. EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 13, n. Ed. Especi, p. 82-102, abr. 2021. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/1237>. Acesso em: 22 jun. 2021.
Seção
Caderno Temático