RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA

Main Article Content

Cristiane Aparecida Fernandes de Jesus Jorge Cardoso Messeder

Resumo

Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.Este artigo traz discussões sobre um tema social e químico, o principal objetivo foi utilizar o tema “química capilar” como norteador, a fim de abordá-lo fora da academia, e com isto, levantar discussões relativas ao cotidiano e às perspectivas sociais. Realizou-se uma intervenção no evento denominado EncresKids, tendo a roda de conversa como instrumento metodológico da pesquisa. Os dados obtidos foram transcritos e analisados através da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, obteve-se um texto que abordava o alisamento e química capilar, saúde e a ditadura da beleza, além de aspectos étnico-raciais abrangidos na averiguação. O trabalho desenvolvido infere que vieses adotados nesta pesquisa podem trazer resultados positivos para a sociedade, assim como, permitir que debates similares sejam proferidos em espaços não formais e dentro da sala de aula, pela comunidade acadêmica.

Article Details

Como Citar
DE JESUS, Cristiane Aparecida Fernandes; MESSEDER, Jorge Cardoso. RODA DE CONVERSA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: A QUÍMICA DO CABELO E O EMPODERAMENTO NEGRO NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 10, n. 24, p. 275-300, fev. 2018. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://www.abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/378>. Acesso em: 04 out. 2022.
Seção
Artigos